Jogos Vorazes - Suzanne Collins

 Em Jogos Vorazes, primeiro livro da série de mesmo nome, conhecemos o universo distopico criado por Suzanne Collins, onde o mundo é dividido em  distritos - sendo, atualmente, 12, visto que o 13º foi "eliminado" - regidos pelo Capitol. Anualmente, é realizado um torneio nomeado "Jogos Vorazes" no qual são selecionados 2 tributos de cada distritos. Os tributos "aptos" são escolhidos a partir de sorteios e podem ser crianças a partir de 12 anos. Nesses jogos, os tributos lutam até a morte até que reste só um vencedor. 

A nossa protagonista aqui é a Katniss, uma garota do distrito 12 que vive uma vida bem simples. Katniss, junto com seu amigo Gale, vive da caça que é ilegal: eles matam animais e vendem no mercado da cidade. Embora todos saibam que a carne vem da caça ilegal, os dois tem muitos clientes pela cidade. Essa é a forma que encontraram de sustentar as famílias. O pai de Katniss morreu em um acidente em uma das minas de carvão da cidade e, desde então, caiu sobre ela a responsabilidade do sustento da família - composta pela mãe e pela irmã mais nova, Prim. Vale ressaltar que cada distrito tem uma "fonte de trabalho". O distrito 12, por exemplo, é responsável pela produção de carvão. A maioria dos residentes do distrito vive uma vida simples e sem luxos. 

Todos os distritos se preparam para o grande evento do ano: o sorteio dos tributos que disputarão os jogos naquele ano. E todos esperam a mesma coisa: que o nome não seja sorteado. O distrito 12 não é lembrado por ter grandes campões dos jogos, na verdade, só teve um. E ninguém sabe bem como ele ganhou, já que foi a tanto tempo. O que se sabe é que, quando o distrito tem campeões, eles são responsáveis pelos novos tributos. Eles guiam os tributos durante o tempo na arena e durante a preparação - isto é, o momento que antecede os jogos. Os tributos são sempre dois: um menino e uma menina. E uma coisa todos os distritos tem como certeza: os distritos 1, 2 e 3 são sempre os favoritos a ganhar, afinal, são distritos mais "ricos" e os potenciais tributos realmente se preparam para os jogos, enquanto nos distritos mais pobres, todos precisam trabalhar pesado para garantir algum sustento para a família.

A história se desenvolve muito bem e é muito fluída, é quase possível visualizar tudo que acontece já que é tudo tão bem descrito. Nos primeiros capítulos acaba sendo difícil engatar a história porque o universo é complexo e acho difícil quando tudo se une: você quer conhecer os personagens, você quer entender o universo. E é exatamente o que a autora também quer. Mas acaba sendo fácil de entender o universo. A história é narrada pela Katniss e só temos a perspectiva dela sobre o que acontece. Vale dizer que a Katniss é um tanto quanto rebelde e não é a maior fã do Capitol e de como eles conduzem as coisas. Acaba sendo interessante entender o lado dela e acompanhar o desenrolar da história, que começa morna e vai ficando mais e mais interessante conforme vamos passando as páginas. 

Recomendo essa história para quem quer ler uma distopia que prenda e empolgue com o passar das páginas. É uma série curta, com 3 livros, e, por aqui, estou me programando para ler os próximos - Em Chamas e A Esperança. Acredito que a leitura do livro nos prepara para o final dela, construindo um final que te choca e empolga, e isso é exatamente o que vai sendo trabalhado durante todo o livro. Jogos Vorazes nos mostra, através de um universo distópico, coisas tão parecidas com nossa realidade: desigualdade social, maldade humana, opressão. Quem lê essa história, certamente finaliza a leitura com alguma mudança interna.



Jogos Vorazes #1 - Suzanne Collins
Avaliação: ★★★★⋆ (4,5)
Páginas: 400
Período de leitura: 19/09 a 28/09
Modo de leitura: Ebook, pelo Kindle.


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Oi!
    Acho que os temas abordados em distopias como Jogos Vorazes, que fizeram com que o gênero fosse bem lido nos últimos tempos.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Sim, super concordo! Fora que, normalmente, a escrita desse gênero é sensacional né? Inacreditável pensar que tem pessoas com uma mente tão brilhante para criar um universo inteiro desse!

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Oie!
    Jogos Vorazes é simplesmente a melhor distopia já escrita!
    Sou simplesmente encantada pela história criada pela Suzanne Collins, todos os livros são maravilhosos, meu favorito é o Em Chamas!
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Estou lendo Em Chamas agora e tem muito potencial para ser favorito também, cada página é um surto gostoso diferente! Estou encantada e já quero mais do gênero!

      obrigada pela visita ! <3

      Excluir
  3. Oi Débora, tudo bem?
    Jogos Vorazes é minha distopia favorita e uma das minhas séries favoritas também. Espero que você ame!
    Em Chamas, pra mim, é o melhor livro da série, e uma das melhores sequências que já li. É eletrizante, empolgante, maravilhoso. Prepare-se pra perder o fôlego!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih!
      Acho que vai se tornar minha distopia favorita também! E sim!!! Em Chamas é uma das melhores sequências que já li, e é muito empolgante, não quero largar e, ao mesmo tempo, não quero que termine! Estou amando!

      Obrigada pela visita <3

      Excluir