8 clássicos para 2024

Oi!
Se você leu o post de metas literárias de 2024, sabe que uma das minhas metas é ler 25 clássicos antes dos 25 anos. Para atingir essa meta, preciso ler 8 clássicos por ano pelos próximos 3 anos!

Para mim, é bem difícil deixar acontecer naturalmente em metas assim, por isso, pesquisei e escolhi os livros que quero ler esse ano e vim falar um pouco sobre o motivo da escolha! Lembrando que nunca tive contato com nenhum deles e sequer tenho spoilers. Vamos lá?!


1. Orgulho e Preconceito - Jane Austen




Um dos motivos para querer ler Orgulho e Preconceito é que tenho o livro físico (exatamente essa edição da foto) e que, de todos posts que vi citando livros clássicos para ler tem ele! Também já vi muitos vídeos de fãs no tiktok com cenas dos filmes. Eu nunca vi nenhuma das adaptações e espero assistir assim que finalizar a leitura (eu sou dessas). Por se tratar de um romance, minha expectativa é que eu goste e talvez se torne um favorito, já que vejo tanta gente só elogiando. Também nunca li um romance de época que realmente fosse de época, então, caso não tenham entendido: expectativas ALTAS hahah.


2. Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Alguém aí é do time AmoChorarPorUmBomLivro? Porque eu sou e muito! Esse daqui, nos poucos comentários que vi sobre falavam que era um livro muito emocionante! Estou curiosa e com expectativas altas!


3. Dom Casmurro - Machado de Assis



Finalmente vou poder entrar com propriedade com debate traiu ou não traiu HAHAH. Tive alguns professores no ensino médio que recomendavam muito e é um livro muito trabalhado nas aulas de literatura, mas nunca li por achar muito complexo. Espero que estar um pouco mais velha me ajude a embarcar nessa história! Um dos clássicos que mais estou animada e, sem dúvidas, o que mais rende opiniões por aí...


4. Madame Bovary - Gustave Flaubert



Esse também é um dos que um dos meus professores de literatura falava muito! Estou curiosa. Pelo que li sobre o livro conta a história de uma mulher que vive imersa nos romances e é frustrada por ter um casamento não tão satisfatório, assim sendo, ela acaba buscando no adultério uma forma de se libertar disso. Li também que termina de forma trágica (!!!!). E é um dos pioneiros dentre os romances realistas...


5. O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte



"Um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança" (!!!). Não sei vocês, mas só essa frase já me deixa empolgada para a leitura. Estou animada para esse também, nunca li nada nesse estilo de amor proibido, nada melhor que começar com um clássico, né? HAHAH.


6. Emma - Jane Austen

Assim como Orgulho e Preconceito, Emma é um dos poucos livros físicos que tenho. Comprei os três (Razão e Sentimento também) em um box bem bonito da editora Nova Fronteira na bienal do rio de 2019... Emma é quase o que já estou acostumada nos romances de época: temos uma mocinha revolucionária que não quer se casar. Mas nunca li sobre uma mocinha de época que de fato estivesse na época em que foi escrita hahah. Estou curiosa para como esse tópico será abordado em forma de clássico.


7. Razão e Sentimento - Jane Austen




Um livro que fala sobre perda, amor e esperança. Novamente: livro de época realmente escrito na época. Sinceramente, acho que deve ter um charme a mais. Expectativas controladas para esse.
Não pretendo ler os 3 da Jane seguidos porque quero dar um tempinho entre um e outro. Também vou ler esse no formato físico.


8. O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo

Na verdade, eis o verdadeiro motivo desse: quero muito ler Os Miseráveis nessa meta de clássicos antes dos 25, mas é um livro de mais de 1000 páginas. Então, coloquei um outro clássico do mesmo autor esse ano para ver se gosto bastante da escrita dele para encarar as +1000 páginas nos próximos anos. Esse livro em especial fala de paixões sombrias e amores não correspondidos... além de tudo, já vi muito as adaptações do Corcunda de Notre Dame na Disney e quero conferir todos os detalhes e se tem alguma relação.


E é isso, de alguma forma, estou animada para ler cada um deles e espero que realmente dê certo e flua bem! Vocês já leram algum desses? Qual o clássico favorito de vocês? Me contem! Estou procurando alguns para completar minha lista dos 25!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi Débora! Tenho muito vergonha ao dizer que não li muitos clássicos. Li somente Orgulho e Preconceito (adoro) e Persuasão (não gosto) da Jane Austen. Não tenho coragem de ler os Miseráveis, talvez quando eu estiver mais velha. Quero ler O Morro dos Ventos Uivantes!

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih!
      Eu também não li muitos clássicos... Tinha na cabeça que era muito difícil. Também estou gostando muito de Orgulho e Preconceito. Já quero ler outros da Jane <3
      Espero que goste de O Morro dos Ventos Uivantes quando for ler!

      obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Oi!
    Tento manter um fluxo de ler um clássico ou dois por ano, e nesse ano tenho na meta de leitura dois clássicos: Emma (adorei Orgulho e Preconceito, então espero gostar) e O Diário de Dorian Gray.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Já aguardando sua opinião sobre Emma por também estou gostando muito de Orgulho e Preconceito! Também tenho vontade de ler O Diário de Dorian Gray. Espero que você tenha boas experiências com esses que escolheu para esse ano :)

      obrigada pela visita <3

      Excluir