Em Chamas - Suzanne Collins

Em Chamas, segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes, é um livro que começa morno e termina ~com o perdão da piada~ TOTALMENTE em chamas. Brincadeiras a parte... 

O segundo livro tem a continuação da história de Katniss após sair vencedora dos Jogos Vorazes, no entanto, Katniss não venceu da forma que o presidente ou até mesmo os idealizadores dos jogos esperavam. Na verdade, algumas peças importantes da história (lê-se o Presidente de Panem) consideraram o ato final dela nos jogos um ato de estrema rebeldia contra todo o sistema. E em um universo onde a opressão é a chave, a qualquer faísca o povo pode pensar "temos chance de vencer isso". Katniss não tinha a intenção de plantar esse tipo de motivação ou pensamentos nas pessoas, na verdade, ela só queria que ela e o Peeta, seu parceiro de distrito nos jogos, não morressem...

Acontece que a situação saiu do controle... E o presidente Snow em pessoa diz a Katniss que a culpa é dela, embora ela nem tenha noção do que está acontecendo nos outros distritos (é raro transmitirem atos rebeldes e muito mais raro que as pessoas viagem entre os distritos). Com esse cenário caótico, Katniss e Peeta iniciam a turnê dos vitoriosos pelos distritos e, somente assim, eles percebem como a situação pode estar pior do eles imaginavam, os distritos estão com cada vez mais pacificadores nas ruas e, cada mísera expressão que o povo faz, a opressão é certa. Punição a chicotadas, morte pública. O caos está instaurado e foi inspirado pelo ato rebelde de Katniss. 

Junto de tudo isso, tem a vida emocional dela, que também está uma bagunça... O romance público com Peeta para manter as aparências parece confundir os sentimentos reais de Katniss, o afastamento de Gale desde que tudo isso foi tão exposto também não ajuda. A situação de seu distrito também não está muito melhor que os demais. 

Mas os Jogos continuam... e é nesse contexto que é anunciado o Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada 25 anos para celebrar a derrota dos distritos contra a capitão. Então, enquanto alguns levantes por parte do povo são omitidos, nada melhor que uma edição dessa para mostrar todo o poder da Capital e quem é o verdadeiro vencedor dessa disputa. E, para maior insatisfação do povo, o presidente anuncia mais uma surpresa: essa edição do Massacre será disputada entre 24 tributos sorteado entre os que já foram campões das edições anteriores dos Jogos. Ninguém está feliz com isso, afinal, uma vez que você vence os Jogos, você está livre deles para sempre. 

Katniss, única mulher campeã pelo distrito 12, já tem a certeza que vai estar na arena novamente para lutar. E a partir daí as maiores emoções começam, os levantes vão se tornando cada vez mais frequentes e mais fortes, ouve-se até um boato de que os rebeldes estão indo para o distrito 13, que a capital não destruiu totalmente porque, anteriormente, era um distrito responsável pela produção de energia nuclear. 

A partir daí é impossível largar o livro, apesar de começar meio morno só mostrando o lado da Katniss de tudo, o livro vai ganhando forma e emoção a cada página que passa, tornando impossível largá-lo. Eu tinha um cronograma de leitura para esse livro, mas foi difícil me conter... O mais incrível, pelo menos para mim, é que todas as pontas que parecem soltas ao longo da história se juntam em uma coisa muito maior do que eu imaginava. Comparado com o primeiro livro da trilogia, Em Chamas traz muito mais emoção e ação, mostrando uma sociedade que cansou da opressão e fez de uma garota simples seu maior símbolo para uma revolução. Uma sociedade que se agarrou a algo tão "pequeno" para lutar pela vida e sair desse estilo opressor de vida que a Capital permite que tenham. Até agora foi o meu favorito da série e, sem dúvida, uma das melhores continuações de série que já li. Em Chamas começa morno e termina no ponto mais alto da série, deixando expectativas altas para a parte final dessa história incrível e marcante.


Em Chamas (Jogos Vorazes #2) - Suzanne Collins
Avaliação: ★★★★★♥
Páginas: 416
Período de leitura: 30/09 a 05/01
Modo de leitura: Ebook, pelo Kindle.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. MEU FAVORITO! Eu amo tanto 'Em Chamas'!
    É um livro que eu queria 'apagar da memória' para ler de novo com a mesma sensação.
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! É tão bom pegar um livro e não conseguir largar, mostra o quando a história é empolgante. Preciso ler esta série. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou! Eu não li na época do boom e acabei não me interessando tanto pelo enredo (nem assisti o filme, mas acho que se assistisse possivelmente ia querer ler) haha
    Gostei muito da resenha, deu para sentir o quanto você gostou da leitura.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não lembro se achei o começo dele morno, mas do que eu lembro acho Em Chamas uma continuação bombástica e é daqueles casos que não pode ler a última página para saber quantas páginas tem hahahaha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir